Regras do LifeStyle Design para se tornar um NR

Essa semana comecei a ler o The 4 Hour Workweek do Timothy Ferriss. Não se engane com o nome da edição brasileira (Trabalhe 4 Horas por Semana) que mais parece nome de livro de autoajuda ou de humor: pelas poucas páginas que li já pude perceber que a obra  é realmente espetacular como dizem.

Desde o começo a principal preocupação de Tim Ferriss é descontruir pressupostos sobre a riqueza, e nos mostrar como é a vida dos NR (New Rich) que têm como principais ativos o Tempo e a Mobilidade, coisa que, convenhamos, são escassas para a maioria de nós.

Não vou me ater aqui a resumir o livro, até porque nem li ele todo ainda. O que quero neste post é listar os conceitos fundamentais que os aspirantes a NR (Novos Ricos) devem ter em mente para realizarem o que o autor chama de Lifestyle Design:

  1. Aposentadoria como último recurso: Não devemos pensar em aposentadoria como a oportunidade de curtir a vida, e sim no máximo como uma espécie de seguro contra o pior cenário possível (doença, incapacidade física, falência…).
  2. Interesse e Energia são cíclicos: Tanto nossa mente como nosso corpo precisam alternar períodos de descanso e atividade, portanto devemos planejar nossas vidas conforme essa premissa. Como não conseguimos nos manter sempre 100% em nossos projetos, que tal fazer diversas mini-aposentadorias durante a vida? Não seria melhor do que fazer somente uma no final da vida?
  3. Fazer menos não é ser preguiçoso: Vivemos em uma sociedade que valoriza mais o sacrifício pessoal do que a produtividade. Um NR em poucas horas de trabalho produz o mesmo que dezenas de “trabalhadores padrão” produzem juntos em uma semana. Portanto lembre-se: o pior tipo de preguiça é aquela onde procuramos nos manter ocupados ao invés de gerar verdadeiros resultados.
  4. A hora certa nunca chegará: A vida não nos proporciona as condições perfeitas para executarmos nossos planos. Se é importante para você, comece a fazer agora mesmo e vá corrigindo o curso durante a caminhada.
  5. Peça perdão, não permissão: Se suas escolhas não forem devastar a vida das pessoas que te rodeiam, faça! E depois, se for o caso, justifique-se. Se o risco potencial for moderado ou reversível, não de a oportunidade das pessoas opinarem. Simplesmente aja. E se você ferrar com tudo, peça desculpas do fundo do coração.
  6. Trabalhe seus pontos fortes, não suas fraquezas: Melhore ainda mais no que você já é bom, e delegue as atividades nas quais você é fraco. Tentar melhorar um ponto fraco vai te tornar no máximo medíocre naquilo.
  7. Tudo em excesso torna-se o seu oposto: Qualquer coisa em demasia ou evento com muita frequência se torna algo que você não quer. Por esse motivo que o conceito de Lifestyle Design não prega o excesso de tempo livre, e sim o uso positivo deste tempo.
  8. Dinheiro não é a solução(nem o problema): A desculpa mais fácil que podemos dar para não estarmos vivendo a vida que sonhamos é “Se eu tivesse mais dinheiro blábláblá…”. Usar como desculpa a rotina e a falta de dinheiro nos previne de ver que não estamos vivendo a vida que gostaríamos.
  9. Renda relativa é mais importante do que renda absoluta: Qualquer pessoa pode ganhar muito mais dinheiro trabalhando mais horas por dia. No final do ano veremos que aumentamos nossa renda absoluta, porém como ficam as outras áreas da vida se dedicamos quase todo o tempo ao trabalho. Ao invés de aumentar nossa carga horária devemos aumentar o valor que ganhamos por hora, e reduzir ao máximo as horas de trabalho.
  10. Distress é ruim, Eustress é bom: O estresse é ruim quando esculhamba com nosso corpo e mente (distress), porém é muito positivo quando ajuda (eustress) a nos levar para frente, tirando da zona de conforto e alcançando novos patamares. Os NR estão focados em remover o distress e encontar o eustress.

Segundo Tim Ferriss, essas são as novas regras do jogo do dinheiro e da vida para quem quiser fazer o Lifestyle Design e se tornar um NR (New Rich). Ainda sobre esse “jogo” o autor diz que:

Não jogue o jogo, vença o jogo!

Timothy Ferriss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *