Me contaram que certa vez alguém perguntou ao Bill Gates qual era o segredo do sucesso, e ele respondeu:
– O segredo do sucesso eu não sei, mas o do fracasso sim. E o segredo do fracasso é tentar agradar a todos.
Isso me chamou muito atenção, pois na época eu tinha na cabeça a ideia de que meus produtos e serviços tinham que atender aos desejos e necessidades do mundo. Aquela velha necessidade de ser aceito pelo máximo número de pessoas possíveis.
Hoje eu vejo que grande besteira era pensar assim, e o quanto isso limitava minha carreira e negócios. E como sei que muitas pessoas têm essa mentalidade que eu tinha, resolvi escrever este pequeno artigo.
Agradar a quem interessa – e afastar todos os outros
Algo incrível que descobri neste processo de focar nas pessoas que interessam e definir um público-alvo restrito foi a importância de afastar o restante das pessoas.
Esse inclusive ao meu ver é o cerne do marketing: atrair as pessoas que têm potencialmente de comprarem e afastar todas as outras.
Está aí o porquê de não ter problema nenhum em ter alguns haters! Eles são a prova viva de que você está “levantando a bandeira” de seus seguidores.
Como focar? Como escolher meu público-alvo?
Primeiramente é necessário ter consciência de 3 coisas:
- Mercado – é o “todo”, algo inalcançável em sua totalidade até por gigantes como Coca-cola, Apple, etc. Por isso precisa ser dividido.
- Segmento – é um pedaço do mercado, aqui já começa a ficar mais fácil de trabalhar, porém ainda não é o que você está buscando.
- Nicho – é um pedaço do segmento… opa, aqui a coisa já ficou boa! É neste ponto que você deve trabalhar.
No Grafers eu dou uma aula onde falo sobre Mercado x Segmento x Nicho, que resolvi abrir para você (clique para assistir gratuitamente), sugiro fortemente que assista a ela para aprender como escolher o nicho onde vai focar.
E se eu não quiser focar em nicho nenhum?
Alguns alunos me perguntaram o que acontece se você não escolher em quais nichos focar. Segue abaixo:
- Vai gastar rios de dinheiro em anúncios e ainda assim terá dificuldades em conseguir clientes;
- Dificilmente terá uma estratégia de marketing;
- Terá de vender sempre mais barato que seus concorrentes, pois somente clientes que estão buscando preços baixas vão te procurar;
- Não será referência nem autoridade em nenhum mercado;
- Sempre perderá para especialistas em nichos;
- E por ai vai…
Cruel? Pode até ser, mas é o preço que a maioria dos profissionais que não estão se posicionando pagam.
Para finalizar, gostaria de repetir a frase do Gates: “O segredo do sucesso eu não sei, mas o do fracasso sim. E o segredo do fracasso é tentar agradar a todos.“
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