Todo mundo está no Facebook… todo mundo mesmo! Desde a sua avó até a padaria da esquina que criou um perfil para divulgar suas promoções. A pergunta que não quer calar de muitos empresários e profissionais que querem usar a rede social para negócios:
Como no meio dessa loucura construir uma marca forte e sustentar uma identidade visual consistente?
Os meus mais de cinco anos trabalhando com isso me fizeram perceber que existem 4 passos para fazer bonito com sua marca no Facebook, o que agora quero compartilhar neste artigo com você.
Inspire-se
Para ter uma comunicação consistente e uma identidade visual forte no Facebook é preciso definir as cores, fontes, layout e linguagem que mais engajam com seu público alvo.
Testes ajudam nesta parte, assim como dar uma olhada no mercado e ver o que as outras marcas, profissionais e empresas estão fazendo… tanto para se inspirar quanto para se diferenciar (pois as pessoas não querem somente mais do mesmo, elas querem ver coisas diferentes em suas timelines).
Visite os líderes do seu mercado – ou de mercados semelhantes – e veja o que eles estão fazendo. Procure responder perguntas como:
- Qual linguagem eles usam em suas postagens? Formal? Casual?
- As cores são mais sóbrias ou mais vivas?
- Quais as características das fotos/imagens que usam?
- Que estilo de fontes elas usam nas postagens?
Sei que esse assunto de Design pode parecer complicado, mas saiba que não. Com a tecnologia atual qualquer pessoa pode desenvolver designs incríveis sem precisar de softwares caros e complexos, nem de anos de estudos. Basta ter acesso às informações certas compiladas em uma metodologia eficiente de ensino, como é o caso do DPND – mas isso é assunto para mais tarde.
Crie templates de postagens
Depois de ter definido as cores, fontes, layout e linguagem da sua marca, chegou a hora de criar as postagens para o Facebook. Com a experiência você conseguirá categorizar essas postagens, por exemplo, em citações (frases), promoções, links para o site, etc.
Criando um modelo (comumente chamado de template no design) para cada categoria de post você economizará diversas horas de produção de conteúdo, além de criar amarras visuais e farão seu público perceber com clareza que aquele post é da sua marca e sobre o que ele trata.
Softwares como o Canva que eu ensino no meu curso Design Para Não Designers possuem o recurso de salvar templates e depois só substituir as imagens e textos… é muito mais rápido do que ter que começar do zero toda vez que quiser criar uma imagem para um post de Facebook.
A fonte é importante
Além de escolher a fonte certa, você precisa manter sempre a mesma para cada categoria de postagem. Manter reduzido o número de fontes melhora a comunicação e ao mesmo tempo é mais um elemento que fortalece a identidade visual da sua marca no Facebook.
Para entender mais sobre fontes não deixe de ver o infográfico onde ensino como combinar fontes em seu design como um profissional.
Assine
Se você acompanha minhas redes sociais verá que dificilmente publico alguma imagem sem assinar com o meu logotipo. Alguns designers podem até discordar disso, mas nos testes que eu fiz vale – e muito – a pena assinar tudo, pois reforça a presença da marca nas redes sociais.
Mas cuidado para não exagerar…. a assinatura deve ser pequena, para não poluir o seu design. Neste ponto se torna fundamental ter um logotipo profissional, que atenda especificações técnicas como miniaturização. Se o seu logo não tem essa qualidade, sugiro fortemente que faça o redesign antes de perder mais dinheiro do que talvez você já tenha perdido por ter um logo amador.
Conclusão
Como você pode ver não existe mistério em fazer bonito com sua marca no Facebook ou outra rede social qualquer. Na verdade é simples, porém NÃO é fácil!
Principalmente porque a maioria das pessoas não tinha até hoje acesso a informações como as contidas neste artigo. Porém agora chegou a sua oportunidade de profissionalizar seus negócios na internet e levar sua comunicação visual a um novo patamar, sem precisar gastar fortunas contratando agências caras que na maioria das vezes nem conseguem compreender as suas necessidades profissionais.
Não deixe de visitar a página do meu treinamento Design Para Não Designers onde vou te ensinar de forma rápida e definitiva como usar o design para alavancar seus negócios.
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