Repetição – Princípio do Design

Os Princípios do Design são fascinantes, pois respeitando algumas “regrinhas” básicas qualquer pessoa pode melhorar significantemente sua comunicação visual e transmitir sua mensagem de forma clara e atraente.

E quando falo qualquer pessoa é qualquer pessoa mesmo! No curso Design Para Não Designers tenho alunos advogados, médicos, secretárias, voluntários de ONGs, empresários, pastores, e pessoas das mais diversas atividades que entenderam a importância e o diferencial que o design trás para a vida das pessoas.

Independentemente de você ser ou não um dos meus alunos, eu compartilho alguns materiais de forma gratuita aqui no meu blog, para provar como não é preciso ser um designer profissional para criar belos banners, apresentações, convites, cartões, posts para redes sociais, e muitas outras peças.

É por esse motivo que hoje continuaremos a estudar os Princípios do Design. Eles são a sua base, o seu ponto de partida! Portanto não deixe de estudar todos eles – e principalmente não deixe de aplicá-los.

O Princípio da Repetição será o tema do artigo de hoje:

Princípio da Repetição no Design

Esse princípio afirma que na composição algum – ou alguns – elemento precisam se repetir para criar identidade e unidade. Esse elemento pode ser uma determinada fonte, uma cor característica, um estilo de linha, uma forma, etc.

Repetição – Princípio do Design

A figura da esquerda está o que chamamos de Inconsistente, ou seja, não existe repetição de elementos e tudo parece uma colcha de retalhos. Claro que este exemplo é um exagero, porém pode ter certeza que diversos leigos em design quando criam suas composições pecam pelo excesso de elementos diferentes, destruindo a unidade e consistência da peça.

Observe como a figura da direita é mais fácil de ler. A simplicidade dela faz com que chame mais atenção que a outra figura.

O interessante é observar que a Repetição não deve ser usada somente no designem si. Ela é usada para criar uma identidade visual em diversas peças. Um exemplo claro de repetição você pode ver nas campanhas e materiais do banco Itaú.

Princípio da Repetição no Design - case do Itaú

Observe que em qualquer material de comunicação o tradicional laranja com azul royal aparece – assim como diversos outros elementos repetidos. Essa repetição é o que cria a lembrança de marca através da identidade visual.

Repetição no design grafico

Nessa composição os elementos foram criados sem grandes preocupações com a Repetição. Observe o quanto as peças parecem não se encaixar.

Princípio da Repetição designer

Observe como que com pequenas mudanças a peça ficou mais consistente. O mesmo tracejado foi usado diversas vezes e o texto está sempre em caixa alta (maiúsculo).

Conclusão sobre o Princípio da Repetição

Sempre é possível trazer repetição a uma composição. Uma grande sacada inclusive é criar elementos somente para criarem essa consistência, como foi o caso das linhas tracejadas da figura exemplo.

Porém cuidado para não encher sua composição com elementos. Lembre-se sempre da importância do espaço negativo nas peças – assunto este que abordo no meu curso online Design Para Não Designers, que inclusive gostaria de convidar você para participar.

Estamos com uma vaga na turma só esperando por você 🙂 Venha aprender a transmitir sua mensagem de forma clara e atraente, sem precisar aprender softwares complexos e caros.

No próximo artigo falarei sobre o Princípio do Contraste… não perca! E não deixe de ler os princípios do design que já expliquei anteriormente: Proximidade, Alinhamento e Balanço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *