Contraste – Princípio do Design

Para finalizar a série de artigos sobre os Princípios do Design vou apresentar para você o princípio do Contraste.

Não deixe de ler todos os artigos da série:

Princípio do Contraste no Design

O quinto e último princípio que estudaremos é o contraste. Ele é basicamente usado para atrair e fixar a atenção na composição.

E quando falamos em contraste não pense somente em cores e brilho, e sim pense no termo em seu sentido mais ampla. Por exemplo um círculo entre quadrados causa contraste, uma letra grande no meio de letras pequenas também, assim como uma cor quente junto com cores frias, e por ai vai.

Contraste – Princípio do Design

Na figura da esquerda não existe nenhum elemento contrastante, por esse motivo ela não atrai tanto o olhar quanto a peça da direita.

Assim como o contraste de forma, o contraste de cor e peso também traz grandes resultados.

Princípio do Contraste no Design

O que há de errado com esta figura?

Nada.

Ela se vale de diversos princípios que você já estudou até aqui. Tem Repetição, tem Alinhamento, tem Balanço e Proximidade. Agora vamos aplicar ainda o princípio do Contraste.

usando contraste no design gráfico

Observe como a composição ficou mais atrativa. Ela possui exatamente os mesmos elementos, porém os títulos foram colocados em caixa alta (maiúsculo) e negritados. Além disso foi aplicado um fundo preto no título, para puxar os olhos do leitor para lá.

Esse simples exemplo mostra a eficácia do Contraste somado a todos os demais princípios que estudamos até o momento.

Conclusão sobre o Princípios do Contraste

Quando pensamos em contraste geralmente nos vem a cabeça a questão das cores claras versus as cores escuras, porém como mostrei para você aqui neste artigo o princípio do Contraste é algo mais abrangente, e que se usado corretamente atrai o olhar das pessoas para seu design, algo fundamental em um mundo tão poluído visualmente como o nosso.

Não deixe de aplicar os Princípios do Design que mostrei para você… e não pare de se aprofundar mais ainda neles porquê sem dúvidas o domínio do design vai diferenciar você independentemente da sua profissão e campo de atuação.

Se quiser pegar um atalho e aprender design gráfico de forma rápida, saiba que finalmente foi criada uma metologia eficaz e 100% online que qualquer pessoa pode aplicar em seu dia a dia para criar design incríveis sem precisar aprender Photoshop, Illustrator ou Corel… estou falando do curso Design Para Não Designers.

Neste curso já no primeiro dia de estudos você estará apto a criar seus próprios designs usando técnicas profissionais e se valendo de ferramentas gratuitas (nada de programas piratas ou caros).

Clique aqui para conhecer esse curso que criei especialmente para iniciantes e leigos em design que buscam resultado rápido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *