7 Dicas Ninja de design para quem NÃO é designers

Existe algumas coisas na vida pelas quais todo mundo vai passar, e nestas coisas está incluso criar algum design… seja slides para uma apresentação, impresso para uma aula, postagem para a rede social de sua empresa, folheto para uma igreja, logo para um clube, etc.

Você pode não ser um designer, mas isso não é desculpa para nessa hora fazer algo meia boca. Pois o que muitas pessoas chamam de bom gosto – ou talento natural – na verdade é um conjunto de técnicas que podem ser aprendidas por qualquer pessoa.

Como sempre digo, você NÃO precisa ser um designer profissional para criar designs que cumpram a função de comunicar visualmente com eficácia sua mensagem. E para te provar isso, compilei abaixo 7 dicas ninja de design para quem não é designers, que você pode aplicar hoje mesmo para criar designes com aspecto profissional.

Dicas de aplicação imediata para não designers

Dica 1 – Use o contraste para destacar seu design

recomendacoes para designers iniciates amadores e leigos

Usar corretamente o contraste em seu design irá ajudá-lo a se destacar. Certifique-se de usar cores contrastantes, particularmente ao escolher sua cor de fundo e a cor de qualquer fonte ou gráficos que você usa em seu projeto. Uma boa regra é se você tem um fundo de cor clara, então você deve usar uma fonte escura (e vice-versa).

Dica 2 – Não se perca na escolha das fontes

dicas rapidas de design

No curso Design Para Não Designers tenho um módulo de Tipologia onde ensino a usar fontes como um profissional nos designs. Não entrarei em maiores detalhes teóricos aqui pois a proposta deste artigo é te dar dicas rápidas que se implementadas imediatamente trazem resultados incríveis.

Então de forma resumida, ou você usa a mesma fonte em tudo ou para não errar nunca você escolhe uma fonte para os títulos e outra para os subtítulos e corpo do texto. Nos títulos você pode arriscar algo mais arrojado – desde que legível – porém para os subtítulos e demais textos use fontes simples que são mais fáceis de ler.

* antes que você me pergunte, eu não tenho nada contra Comic Sans, porém recomendo que não utilize-a.

Dica 3 – Nem só de Centralizado viverá o homem

Centralizado dica para designers iniciantes

O alinhamento é um princípio fundamental do design, porém muitos designers leigos e iniciantes parecem acreditar que centralizar tudo é alinhar.

Longe disso, o alinhamento deve ser explorado como um todo, e a melhor forma de fazer isso é testando. Tente alinhar na esquerda, na direita, horizontalmente na base, no topo, etc. O Centralizado é o alinhamento mais fácil de fazer, e por isso também o mais manjado.

Dica 4 – Defina um esquema de cores

7 Dicas Ninja de design para quem NÃO é designers

Nada de transformar seu design em um arco iris! Já te mostrei em outro artigo como escolher as cores certas para o seu design. Use aquelas dicas e principalmente a ferramenta gratuita Adobe Color CC que ensino a usar no vídeo.

Dica 5 – Evite fotos voadoras

como usar fotos em seus designs

Usar fotos em seu design aumenta o interesse e ajuda no destaque do mesmo. Uma boa dica com imagens é usar uma grade ou quadro sempre que possível. Este é um truque simples que dará ao seu design um aspecto profissional.

Dica 6 – Repita

dicas para designers nao profissionais

Para criar identidade visual tanto no design quanto entre todos designs que você cria para um mesmo projeto/objetivo, lembre-se de usar o princípio da repetição a seu favor. Por exemplo, se estiver criando postagens para o Facebook de determinada empresa, busque usar sempre as mesmas fontes, coloque o logo sempre no mesmo lugar, use sempre as mesmas cores… e por aí vai!

Dicas 7 – Procure a simplicidade

Procure a simplicidade no design

E para finalizar… pode ser fácil de se deixar levar por tantas imagens, gráficos e fontes para escolher. Um design poluído e desorganizado é muito triste, pois além de trazer feiura para o mundo não consegue passar a mensagem corretamente.

Certifique-se de ter uma razão para usar cada elemento de design e manter o número de fontes, cores, formas e quadros a o mínimo possível. Aquele chavão de que “menos é mais” no design jamais sai de moda.


Convido você ainda para participar do meu curso Desing Para Não Designers onde apresento ferramentas e técnicas simples e poderosas que possibilitam qualquer pessoa sem conhecimento algum em design criar artes incríveis. Tudo isso usando softwares gratuitos e fáceis de aprender.

5 Comentários


  1. Olá, descobri seu site agora.
    Mano que demais, muuito bom! Breve e objetivo nas matérias sem enrolação, parabéns cara, continue assim, muito legal!
    SUCESSO mano!!

    Responder

  2. Incrível é ver como alguém pode levar a informação tão simples porém tão profissional.
    Quando eu me interessei por designer ,eu logo pesquisei e encontrei suas dicas.
    Em breve estaremos juntos na jornada da criatividade.
    Sucesso p nós meu nobre.
    Boa noite.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *