10 Dicas Infalíveis para Designers Iniciantes e Amadores

Independentemente de você ser um empreendedor, empresário, estudante, professor, profissional liberal, voluntário ou empregado, chega uma hora em que você precisa estudar o básico do design gráfico seja para criar seus materiais ou avaliar designs criados por outros.

Talvez você precise criar gráficos para o seu blog ou mídia social, ou criar uma apresentação incrível que irá impressionar seus professores ou funcionários. Talvez você decida divulgar seus produtos ou serviços nas redes sociais… e com certeza você vai querer economizar toneladas de dinheiro criando seus próprios designs.

Mas como fazer isso da melhor forma possível? Pois de nada adianta simplesmente criar design se eles não são visualmente atrativos. É necessário fazer da forma certa!

Aprender design gráfico no início pode ser enlouquecedor, pois a quantidade de teorias, princípios e detalhes é imensa. Mas não deixe isso impressionar você. Tenha sempre em mente que você não irá se tornar um designer profissional em 1 mês de estudos, até porque você não precisa ser um profissional para criar designs que cumpram a função de comunicar visualmente sua mensagem.

Então se você está pensando em melhorar sua comunicação visual criando seus próprios designs, saiba que não adianta começar estudando em qualquer site para designers profissionais, pois todos dirão a mesma coisa: você deve ler dezenas como livros sobre princípios do design, e deve dominar Photoshop, InDesign e Ilustrador.

Sem dúvidas isso é verdade se você está planejando se tornar um designer gráfico profissional, mas você pode iniciar sua jornada seguindo passos mais específicos e mais simples, que trarão ótimos resultados em um curto espaço de tempo.

A seguir compilei 10 Dicas Infalíveis para Designers Iniciantes e Amadores.

Crie uma galeria para inspiração

Se você deseja criar belos designs, nada melhor do que acompanhar os trabalhos das feras no ramo. Visite sites como Behance.net e Dribbble.com e salve – ou marque no Pinterest – os trabalhos que mais lhe agradam.

Mas atenção, essa sua galeria deve servir para inspirar e não para você plagiar os designs alheios, ok?

10 Dicas Infalíveis para Designers Iniciantes e Amadores
A rede social Pinterest é uma ótima ferramenta para criar sua própria galeria de inspiração.

Observe e analise

De nada adianta ter uma galeria para inspiração se você não visita-la e principalmente analisa-la com frequência.

Portanto tire um tempo para analisar cada um dos designs que você coletou. Observe como as linhas, formas, espaços, textos, cores e demais elementos se encaixam e conversam entre sim.

O processo de análise de diferentes designs irá ajudá-lo a perceber como as dicas e técnicas que você lê são implementadas na prática. À medida que você desenvolve melhores habilidades com seus próprios projetos, você começará a adivinhar quais ferramentas os designers profissionais usaram para criar elementos específicos.

Cuidado com o alinhamento

Analisando criações de profissionais você verá que muitos dos mais belos designs são extremamente simples. Sabe o segredo deles? Um bom alinhamento que cria amarras visuais entre os elementos.

Uma dica simples e eficaz de alinhamento é não abusar do Centralizado, que se não usado com parcimônia pode deixar seus designs monótonos.

dicas de design

Escolha as fontes certas

No meu treinamento Design Para Não Designers dentre diversas técnicas e sacadas que passo, uma das mais importantes é a que chamo de Primeira Regra da Tipologia: o texto deve ser legível.

É fácil hoje em dia iniciantes e amadores em design se deixarem seduzir pela enorme variedade de fontes disponíveis para download. Mas jamais esqueça de que não adianta sacrificar a boa leitura em busca de um apelo visual diferenciado em fontes.

Algumas sacadas rápidas sobre o elemento texto em seus designs:

  • Jamais use caixa-alta (maiúsculo) em todo texto, principalmente em grandes blocos.
  • Só use mais de 1 tipo de fonte por design se tiver certeza do que está fazendo.
  • Em textos longos, principalmente nos impressos, é melhor usar fontes com serifas.

Se quiser mais dicas de Tipologia e aprender como usar diferentes fontes em um mesmo design, participe do curso Design Para Não Designers, que lá ensino tudo isso é muitas outras técnicas que levarão sua comunicação visual a um nível superior.

A cor é importante

Aqui no meu blog postei um artigo intitulado Como decidir quais cores usar em seu design. Lá falo sobre a Psicologia das Cores e ensino como criar combinações envolventes para cada temática.

Inclusive mostro a ferramenta Adobe Color CC, que permite criar diferentes combinações baseadas em uma imagem ou cor básica. Ou seja, não tem mais desculpa criar designs sempre em tons de cinza para evitar o erro.

importancia das cores no design grafico

Peça feedback e aprenda com ele

O primeiro ponto é você mesmo amar o design que você criou! Por que você não mostra ao mundo? Você não está tão confiante? Talvez você possa pedir a um designer gráfico profissional uma opinião honesta.

É importante saber o que as outras pessoas pensam do seu trabalho. O ponto inteiro do projeto de aprendizagem é criar designs que são atraentes para outras pessoas, então você nunca deve ter medo de feedback!

Abraçar a crítica e usar as observações a seu favor é uma atitude que vai turbinar seu desenvolvimento como designer.

Busque a simplicidade

Não é à toa que o minimalismo foi uma das correntes do design que mais cresceu nos últimos anos. Na minha opinião o principal objetivo do design gráfico é ajudá-lo a transmitir uma mensagem de forma clara e atraente.

A sacada aqui é depois de criar fechar o computador e descansar um pouco dele. Depois de algumas horas, dê uma olhada. Que sentimento seu design evoca? Parece muito poluído ou escuro? Você precisa alcançar o equilíbrio certo de brilho e contraste. Seu texto deve ser muito claro e fácil de ler, e todos os outros elementos devem trabalhar para esse objetivo.

Além disso muito cuidado com o espaço negativo, ou seja, com os espaços vazio em seus designs. Ele é tão importante quanto os elementos da composição em sim.

Respeite a regra da hierarquia

Qual é o elemento mais importante do seu projeto? Por exemplo, se você quer mostrar o lindo sapato que acabou de lançar não esconda ele abaixo de uma frase enorme… coloque a foto grande e a frase pequena. A hierarquia é um aspecto extremamente importante do design gráfico.

regra da hierarquia para designers aprendizes

Você precisa priorizar os elementos e para isso usar escala, peso, organização da composição, tipografia e cor. A mensagem mais importante do projeto deve permanecer dominante, não importa quantos outros elementos você usa.

Siga sua paixão

Você deve sempre trabalhar em algo que você realmente curte. Por exemplo, seria difícil para você criar um cartaz promocional para um hambúrguer se você é vegetariano, certo?

Opte por projetos que você está apaixonada. Seu entusiasmo resultará em um ótimo design!

Atreva-se

Você não tem que ser um designer gráfico profissional para estar interessado em design. Independentemente da carreira que você escolher, as novas habilidades que você desenvolverá vão torná-lo mais atraente no mercado.

  • Um empresário que entende de design tem mais chances de sucesso do que um que não entende.
  • Um professor que entende de design conseguirá ensinar melhor seus alunos através de materiais mais interessantes do que seus pares que não ligam para a questão.
  • Um aluno obterá notas maiores com trabalhos e apresentações que se valem do design.
  • Um empreendedor conseguirá apresentar seus produtos e serviços de forma mais profissional usando design gráfico, além de economizar um bocado.

… e para se valer de todos os benefícios que diferenciam pessoas com conhecimento em design das demais, a dica mais importante é: atreva-se.

Não deixe de arriscar criar seus próprios designs agora mesmo, pois com a tecnologia disponível não é necessário estudar Photoshop, Illustrator, CorelDraw, etc.

Se quiser um início rápido, convido você a participar do meu curso Design Para Não Designers, onde apresento ferramentas e técnicas simples e poderosas que possibilitam qualquer iniciante em design criar artes incríveis.

Curso Design para Não Designers - melhor curso para designers amadores e iniciantes

3 Comentários


  1. Gostei do seu argumento. Se tiver mais informação gostaria de receber.
    Agradeço desde ja.
    Joao

    Responder

  2. Concordo com o que você fala aqui, pois tudo isso eu já venho fazendo e podes crer é assim mesmo que funciona.
    Obrigada mais uma vez por ajudar e motivar.
    Irene

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *